Como limpar os kits cirúrgicos?

Como limpar os kits cirúrgicos?

Como limpar os Kits Cirúrgicos?

A durabilidade e a qualidade dos Kits Cirúrgicos dependem dos cuidados que temos na sua higienização. Estes merecem uma atenção especial para garantir a máxima qualidade e segurança cirurgia após cirurgia. Siga estas recomendações de limpeza passo a passo do seu Kit Cirúrgico e extraia o máximo do que o seu Kit Cirúrgico tem para oferecer!

Passo 1 - Descontaminação inicial

Num recipiente de plástico coloque água e uma tampa de detergente Enzimático, equivalente a 5ml de detergente por cada litro de água. Deixe repousar todo o material, inclusive o torquímetro desmontado e a caixa cirúrgica, durante 10 minutos.

Após os 10 minutos, escove minuciosamente todos os instrumentos para retirar todos os excessos de resíduos orgânicos, ainda no próprio detergente enzimático.

Limpar Kit Cirúrgico 1
Limpar Kit Cirúrgico 2
Limpar Kit Cirúrgico 3
Limpar Kit Cirúrgico 4

Passo 2 - Lavagem pós descontaminação

Retire todos os instrumentos do detergente Enzimático e escove-os novamente, com especial cuidado onde há ranhuras, pois são nestas regiões onde se acumulam resíduos, causando oxidação.

Limpar Kit Cirúrgico 5
Limpar Kit Cirúrgico 6
Limpar Kit Cirúrgico 7
Limpar Kit Cirúrgico 8

Enxague-os e seco-os.

Limpar Kit Cirúrgico 9
Limpar Kit Cirúrgico 10
Limpar Kit Cirúrgico 11
Limpar Kit Cirúrgico 12

Passo 3 - Montagem e embalamento para esterilização

Segue-se a esterilização. Monte todos os equipamentos para esterilização, exceto o torquímetro, de modo a evitar a acumulação de água e consequente oxidação do mesmo. Nunca sobreponha materiais no autoclave para não haver possibilidade de acumulação de água.

Limpar Kit Cirúrgico 13
Limpar Kit Cirúrgico 14
Limpar Kit Cirúrgico 15

O ciclo de secagem é fundamental para a durabilidade e qualidade dos instrumentos cirúrgicos!

Limpar Kit Cirúrgico 16
Limpar Kit Cirúrgico 17
Limpar Kit Cirúrgico 18

Recomendações importantes:

Esterilize o torquímetro sempre desmontado evitando a acumulação de água e consequente oxidação;

Não sobrepor material no autoclave pois pode haver acumulação de água;

O ciclo de secagem é fundamental para a durabilidade e qualidade dos instrumentos cirúrgicos;

– É recomendado o uso de detergentes Enzimáticos, sabão neutro a 1% e desencrostantes com enzimas que catalisam o processo de decomposição dos resíduos. Não ultrapassar os 10 minutos de molho!

Share this post


O acesso a este site pressupõe o título profissional de saúde e conhecimento da legislação em vigor relativa aos dispositivos médicos constante no Decreto-Lei 145/2009.
O acesso a este site pressupõe o título profissional de saúde e conhecimento da legislação em vigor relativa aos dispositivos médicos constante no Decreto-Lei 145/2009.